Autónomo/Elegante/Imponente
Cão de guuarda e proteção de gado caprino e ovino.
Origem
|
Trás-os-Montes – Portugal.
|
Utilização
|
Cão de guarda e protecção de gado ovino e caprino.
|
Classificação F.C.I
|
Grupo 2 – Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suiços.
Secção 2.2 – Molossóides, tipo Montanha. Sem prova de trabalho. |
Altura e Peso
|
Altura ao garrote:
Machos: 75-85 cm. Fêmeas: 68-78 cm. Peso: Machos: 60-75 Kg. Fêmeas: 50-60 Kg. |
Cão molossóide de grande tamanho, forte e rústico que se evidencia pelo seu aspecto imponente, porte altivo e olhar sereno. Tem o perfil lateral quadrado, com membros altos, de ossatura forte, naturalmente direitos e bem aprumados, ventre ligeiramente arregaçado
e angulações posteriores moderadas.
Existe nesta raça dimorfismo evidente, atingindo os machos altura e corpulência nitidamente superiores às das fêmeas.
Tem perfil convexilíneo e o corpo é brevilíneo. A relação da altura ao garrote e o comprimento do corpo são praticamente iguais.
A altura ao codilho é nitidamente superior a metade da altura ao garrote.
Grande e maciça, mas não demasiado volumosa em proporção ao tamanho do corpo, tem perfil convexilíneo com eixos crânio-faciais paralelos tolerando-se os ligeiramente divergentes.
O pescoço é de tamanho médio, direito, forte e bem musculado. A barbela é aparente, mas é simples e não muito empapada. A pele do pescoço é bastante solta.
Forte, sem ser demasiado volumoso, bem musculado. A altura ao garrote deve ser igual ao comprimento do corpo.
Linha Superior: Direita.Inteira e grossa, bem coberta de pelo, de inserção e tamanho médios, não ultrapassa o jarrete. Tomba em sabre, mas podendo apresentar curva na extremidade, em movimento o porte da cauda é alto, em foice, podendo mesmo enrolar na sua extremidade.
Vistos de frente são fortes, compridos, direitos e paralelos.
Braço: Forte comprido e bem desenvol vido.Fortes e musculados, vistos de traz são paralelos. A angulação fémuro-tibial é moderada.
Coxas: Compridas e bem musculadas.Principalmente um trote ligeiro e elástico; movimentos de grande amplitude. O galope é enérgico, quando o trabalho o exige.
De textura bastante grossa e solta na região do pescoço, onde forma barbela simples e no garrote; é bastante mais fina na cabeça do que no corpo.
Grossa, de comprimento médio e abundante.
Pêlo: Liso e muito denso. O sub-pêlo existe e é evidente. Na região da cabeça, orelhas, chanfro e membros o pêlo é mais curto e fino.Qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como defeito e penalizado de acordo com a sua gravidade e das suas consequências na saúde e bem-estar do cão.
Chanfro: Pontiagudo e afunilado.